12 Dicas para Melhorar a sua Ministração

  19/05/2015     23,224 views   116

Assista o vídeo com as 12 dicas para melhorar a sua ministração.





O Projeto Louvai, com o intuito de contribuir para seu ministério, está disponibilizando 12 DICAS PARA MELHORAR A SUA MINISTRAÇÃO. Compartilhe com seus irmãos de minsitério, vamos as dicas:


1ª Dica

- Antes de escolher qualquer música, procure saber se o culto terá um tema específico, por exemplo: É um culto de ceia? É um culto de missões? É um culto de oração? Isso é importante para você escolher músicas de acordo com o contexto do culto.


2ª Dica

- Busque o direcionamento do Espírito Santo através da oração e estudo da Bíblia. Romanos 8 versículo 14 diz que os filhos de Deus, são guiados por seu Espírito.


3ª Dica

- Escolha as músicas de acordo com o tema e com o que Deus colocou em seu coração, tendo em vista que:


a) Todos do ministério de louvor devem já ter ensaiado as músicas;
b) Você deve saber todas as músicas de cor. Se você não sabe o que a música diz, então não deve ser ministrada, pois como pode um cego guiar outro cego?
c) Observe se as músicas não estão se contradizendo, como por exemplo: Colocar a música que diz, "Sua presença é real aqui neste lugar" e logo depois cantar a música "Vem Neste Lugar". Em uma música você afirma que a presença de Deus é real e na outra pede para Ele vir, não é contraditório?
d) Músicas novas não devem ser ensaiadas e cantadas no mesmo dia, esse é um erro mais comum em uma ministração. Você só deve cantar uma música nova, quando ela estiver muito bem ensaiada.
e) As músicas devem ser escolhidas pela sua mensagem e não pelo ritmo, é muito comum um ministro chegar para os componentes e dizer: escolhi duas músicas rápidas faltam duas lentas, quem sugere?


Lembre-se: O Espírito Santo nunca irá lhe direcionar paro erro, se tem erro, não tem Espírito Santo.


4ª Dica

- Passe com antecedência as músicas para todos os que estarão escalados, para que eles não sejam pegos de surpresa na hora, ou até mesmo, possam estuda-las.


5ª Dica

- Informe as músicas para o responsável da projeção para que ele prepare as letras com antecedência. Lembre-se, se o louvor é congregacional, logo todos devem cantar e não apenas o ministério de louvor.


6ª Dica

- Chegue pelo menos 30 minutos antes do culto para orar pela ministração, orar pelas vidas que estarão no culto e para resolver imprevistos que possam acontecer.


7ª Dica

- Siga sempre a direção que seu pastor der sobre o tempo da ministração e liberdade para falar. Há alguns pastores que gostam que os ministros falem menos e cantem mais, outros preferem o contrário. Busque a orientação do seu pastor quanto a isso.


8ª Dica

- Não repita a ministração que o cantor fez na música, pois se assim fizer, fará semelhante a uma reza. O louvor só acontece quando brota de dentro para fora do seu coração.


9ª Dica

- Use a Bíblia para embasar a sua ministração, não use este momento para desabafar ou exortar a igreja. A função de exortar a igreja é do pastor.


10ª Dica

- Deixe o E.S agir no coração das pessoas na igreja, não as manipule através de comandos ou clichês da moda, faça isso, faça aquilo. A ministração não é um show onde as pessoas pagam para serem divertidas. O período de louvor deve ser a expressão sincera e espontânea de louvor através da música, de corações que adoram a Deus pelo que Ele é.


11ª Dica

- Seja um reflexo de Cristo, não caia no erro de fazer da ministração uma exibição dos seus talentos.


12ª Dica

- Busque ser uma pessoa exemplo,


a) que cumprimenta e fala com as pessoas na Igreja,
b) uma pessoa que participa de todo o culto, não apenas ministra e vai embora ou fica perambulando pelas dependências da igreja;
c) uma pessoa que vai no culto independente se está escalada ou não;
d) uma pessoa em dia com todas as obrigações na igreja;
e) uma pessoa em dia com todas as obrigações fora da igreja;
f) uma pessoa que tenha bom testemunho fora da Igreja;
g) uma pessoa que ora e busca a Deus através de sua palavra e relacionamento pessoal;
Não faça da ministração meras palavras de contradição com quem você é.
Lembre-se: - não adianta falar de amor se não vive;
- Não adianta pedir para a igreja dar seu melhor se você assim não faz;
- não adianta falar de Deus se você não o conhece de verdade.


Ministrar é um grande privilégio, uma oportunidade de louvar a Deus e de contribuir para a transformação, edificação e salvação de vidas.


Visite o site do projeto louvai, lá você encontra artigos e estudos direcionados para o crescimento do seu ministério de louvor. Além de conhecer o nosso curso de ministro de louvor.

Conheça também o site Kitdeensaio.net com uma grande diversidade de Kit de ensaio para o seu ministério de Louvor.


1