Nesta aula iremos aprender a construir o acorde de C.
Todo Acorde Maior é formado por uma Fundamental (que é a própria nota que dá nome ao acorde), sua 3ª Maior, e sua 5ª Justa. Através da aula sobre os Intervalos (acesse aqui se você ainda não estudou este conteúdo), aprendemos que os Intervalos Maiores e Justos são encontrados dentro de toda Escala Maior, dessa forma, a utilizamos como referência.
Abaixo veja e ouça a sonoridade do Acorde de Dó sendo executado por um Trio de Madeiras formado por: Clarinete em Sib, Oboé, Flauta Transversal.
Oi, é por que temos a possibilidade de inverter a ordem das notas, gerando inversões dentro do acorde.
Ok, mas neste caso não geraria um novo acorde, por causa da sonoridade?
Boa pergunta. Podemos dizer que sim, e esta nova sonoridade é derivada de um acorde original, que neste caso é uma inversão. De fato estamos gerando um novo acorde por conta da sonoridade que muda decorrente da nova configuração, porém, ele tem uma origem, seu som é derivado de um acorde em estado fundamental.
Abaixo vemos a formação do Acorde de C em seu estado Fundamental, onde Dó é a nota mais grave, e as demais notas encontra-se em regiões mais agudas.
Neste caso temos a formação do Acorde de C em sua 1ª Inversão. A 1ª Inversão acontece, quando a 3ª Maior (nota Mi), vira a nota mais grave dentro do acorde e as demais Fundamental (Dó) e 5ª Justa (Sol) ficam na região mais aguda.
A 2ª Inversão acontece quando a 5ª Justa (nota Sol), vira a nota mais grave dentro do acorde e as demais Fundamental (Dó) e 3ª Maior (Mi) ficam na região mais aguda.
Reinaldo Ripper
FlautistaMas por qual razão há mudanças nas ordens das notas?